Monitorização:
- As contagens de linfócito devem ser realizadas:
- − antes do início no ano 1
- − antes do início de cladribina no ano 2
- − 2 e 6 meses após o início do tratamento em cada ano do tratamento.
- − Caso a contagem de linfócitos esteja abaixo de 500 células/mm3 , ela deve ser ativamente monitorada até que os valores aumentem novamente.
- Tuberculose e hepatite B e C
- deve ser realizada antes do início do tratamento no ano 1 e no ano 2
Orientações:
- Relatar ao medico aparecimento de infecções graves ou infecções frequentes
- Um adiamento no início da cladribina também deve ser considerado em pacientes com uma infecção aguda até que esta esteja completamente controlada.
Triagem de Câncer de adulto:
- Pacientes tratados com cladribina devem seguirem as diretrizes padrão de triagem de câncer estabelecidas para adultos.
Intenções de engravidar:
- Devem evitar engravidar por meio de métodos contraceptivos eficazes durante tratamento com cladribina e por pelo menos 6 meses após a última dose
Transfusão de sangue:
- Em pacientes que necessitam de transfusão de sangue, a irradiação dos componentes celulares sanguíneos é recomendada antes da administração, para evitar a doença do enxerto contra hospedeiro relacionada à transfusão. Recomenda-se consulta a um hematologista.
Dr. Omar Gurrola Arambula – Neurologista Campo Grande MS CRM:8297 / RQE: 7171
Aqui está um esboço do processo de monitoramento baseado em informações que são comumente encontradas na bula do medicamento, sujeitas a variações baseadas em atualizações e práticas clínicas específicas